O passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal é um dos grandes motivos de interesse turístico para quem vem de visita a Campos do Jordão. Trata-se de um passeio especialmente do agrado das crianças, pela estranheza que representa passear em carruagens tão antigas, pela viagem lenta e pela paisagem incrível em volta, com as florestas da Serra da Mantiqueira. E tudo isso é ótimo para os mais crescidos também. A linha foi construída originalmente em 1914, tendo começado com litorinas a vapor, fazendo ligação a Pindamonhangaba. Além de escoamento de produtos agrícolas, era importante também para trazer os doentes de tuberculose, que nesse tempo acorriam aos bons ares de altitude da Mantiqueira.

Image result for Turismo em Campos do Jordão: o passeio de tremA mais alta ferrovia do país

Esse é considerado o trecho de ferrovia de maior altitude do país, passando a mais de 1700 metros no Alto do Lageado (no preciso local tem uma placa, informando os passageiros, que se trata do ponto culminante ferroviário do Brasil, a 1743 metros de altitude).

A partida é feita na estação de Vila Capivari, no centro de Campos, e o passeio total demora cerca de três horas e meia. Isso inclui uma hora e meia para chegar na estação Eugênio Lefévre, uma paragem de meia hora e novamente uma hora e meia no regresso.

É da tradição que os visitantes provem um bolinho de bacalhau na estação em Santo Antônio do Pinhal e aproveitem para ver a paisagem no mirante; tem uma excelente panorâmica sobre o Vale do Paraíba.

Dicas

As partidas são limitadas e os lugares também. Por esse motivo, aconselha-se a fazer a reserva com vários dias de antecedência, se possível, pelo menos 10 dias. Se tiver dificuldades com a tarefa, a forma mais fácil será pedir ajuda ao pessoal do hotel onde você se irá hospedar. Os funcionários da região já estão habituados a fazer a reserva e sabem como contornar alguma eventual questão.