Mostra gastronômica ‘Do Campo à Mesa’

Decorreu no passado mês de junho o “Do Campo à Mesa”, um evento gastImage result for Do Campo à Mesa'ronômico que procurou apresentar o melhor da produção local de Campos do Jordão. O clima da região da Serra da Mantiqueira favorece a plantação, crescimento e conservação de diversas espécies vegetais; através do evento, os visitantes puderam conhecer um pouco melhor as potencialidades da cidade e da região.

A promoção e organização foi do Centro Universitário Senac, e além dos pratos e bebidas, os visitantes puderam participar em workshops de gastronomia e visitar a feira dos produtores, que vieram não só de Campos mas também de Gonçalves, Monteiro Lobato, Paraisópolis, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. A entrada franca contribuiu para o sucesso do evento.

Produtos variados em exibição

À disposição dos visitantes foi possível encontrar os mais diversos produtos. Os azeites da Serra da Mantiqueira, com seu nível de acidez único, foram um dos destaques. Os queijos maturados, possíveis de fabricar no clima ameno e temperado da Mantiqueira, foram também muito procurados pelos visitantes. Outros produtos incluíram especiarias,

cervejas artesanais, bolos granola e o bom pão da região.

Chocolate veganos

Uma das particularidades do evento foi a presença de chocolates veganos, isto é, chocolates que não utilizam qualquer produto de origem animal. Muitos dos visitantes ainda não sabiam que é possível fabricar chocolate sem leite, ovos, e também sem glúten e sem adoçantes artificiais. Uma das possibilidades é utilizar manteiga de cacau junto com cacau em pó e um pouco de açúcar.

Os visitantes do “Do Campo à Mesa” compreenderam rapidamente que o chocolate vegano, além de ser igualmente delicioso, tem tudo para não ser tão viciante como o chocolate comum.

Um sucesso a repetir

No final do evento, a opinião geral é que o “Do Campo à Mesa” se tratou de um sucesso a repetir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *