Festival de Inverno de Campos do Jordão 2018: veja como começou

Começou no final de semana de 30 de junho e 1 de julho mais uma edição do Festival de Inverno, o grande evento musical e cultural de Campos do Jordão. Relembre alguns pontos fortes dos primeiros dias deste que é, por muitos, considerado o maior evento de música erudita do Brasil e da América Latina.

Osesp na abertura

Em um evento organizado pela Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo), coube ao “time da casa” fazer a honra de abertura. O repertório incluiu Ravel, Strauss e Debussy.

Image result for Domingo: do Palácio para a PraçaDomingo: do Palácio para a Praça

O segundo dia seguiu o movimento já tradicional do evento, se espalhando pelos vários “auditórios” de Campos do Jordão. Às 11h aconteceu, no Palácio do Governador, um concerto com obras de Carl Nielsen, Ronaldo Miranda e Mozart (Fantasia para Órgão, KV 608).

Descendo para a Praça do Capivari, às 12h atuou o Coro Infantil da Osesp, seguido pelo Coro Juvenil que veio com um repertório bastante completo: Johann Sebastian Bach, Mozart, Haydn e Heitor Villa-Lobos.

De novo para o Palácio

Já depois do almoço, pelas 16h30, o festival regressou ao Palácio da Boa Vista, para a apresentação da Orquestra Jovem do Estado de S. Paulo. O tema de eleição foi a Sinfonia nº 5 em dó sustenido menor, de Gustav Mahler, um compositor nem sempre amado por alguns críticos, mas com uma imensa capacidade de compreensão da profundidade que a música pode atingir.

Segunda-feira: Igreja de Santa Terezinha

Já no dia 2 de julho, a Igreja de Santa Terezinha (outro dos “auditórios” habituais do Festival de Inverno de Campos do Jordão) recebeu a pianista Danielli Longo, com um repertório riquíssimo e muito variado: de Robert Schumann a Felix Mendelssohn-Bartholdy, passando por Debussy e sem esquecer os compositores brasileiros Ernesto Nazareth (habitualmente considerado como um dos grandes nomes do maxixe) e Calimério Soares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *