Casa da Xilogravura acolhe artistas do Peru

A Casa da Xilogravura de Campos do Jordão apresentou a mostra “Xilogravuras Arequipenhas”, um conjunto de trabalhos de oito artistas vindos de Arequipa, a segunda maior cidade do Peru. A curadoria da exposição é da responsabilidade do professor Manuel Munive Maco, especialista em arte contemporânea do Peru. Antigo estudante da Escola de Arte da Universidade San Marco e da Escola de Periodismo Bausate y Mesa, o professor Maco se destaca pelo seu trabalho de investigação e publicação, se dedicando a praticamente todas as formas de arte, desde a escultura às novas mídias.

A xilogravura

A xilogravura é uma arte ou técnica, de origem chinesa, de realização de desenhos em papel através da impressão de uma matriz ou molde, previamente gravado em madeira. O artesão começa por talhar a madeira, criando um relevo que será o molde do desenho final. Depois, pinta o relevo do desenho; por fim, com o auxílio de uma prensa, o molde é aplicado sobre o papel, onde será visível o resultado final.

Trata-se de um técnica incrível, pela precisão e sutileza necessárias para chegar no resultado final, e bem típica da sofisticação cultural e artística das civilizações do Extremo Oriente.

Image result for tatuagens inspiradas em xilogravurasVariações artísticas

Um artista polaco faz tatuagens inspiradas em xilogravuras que resultam em um efeito incrível. De acordo com o site Follow the Colours, Eugene Nedelko (Dusty Past de seu nome artístico), tatuador polonês, aponta que adora xilogravuras e que domina a técnica já faz alguns anos; aí, não resistiu a adaptar os padrões típicos dessa técnica para seus trabalhos de tatuagem.

Casa da Xilogravura

Sendo uma iniciativa privada e sem fins lucrativos, de um entusiasta da arte e da cultura, a Casa da Xilogravura é sem dúvida um dos elementos que ajuda a fazer de Campos do Jordão uma referência cultural. Enquanto museu, é o único de seu gênero em todo o Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *